Como a idwall reduziu seu gasto anual em licenças em mais de 15% sem reduzir seu time

Conheça a parceria feita com a idwall e como a Niuco ajudou a empresa reduzir tempo, gastos, identificar shadow IT e aprimorar a segurança da informação da sua empresa.

+ R$ 1.5M

economizados em licenças de software

+ 160

softwares descobertos via módulo de Shadow IT

10%-15%

de economia anual em licenças de software

+ 10x

de ROI (retorno sobre o investimento)

Desafio

Manter a segurança dos dados é um dos maiores desafios e preocupações das corporações (e, por que não, de todos nós). Foi pensando justamente nisso que a parceria entre a Niuco e a idwall nasceu.

Com o objetivo de manter a empresa segura e apta a responder os mais altos padrões internacionais de segurança da informação, Anderson Torres, então Head of Information Security (CISO) da idwall, entrou em contato com a startup especializada em segurança de softwares e otimização de processos para que a demanda de sua empresa fosse atendida. Contamos um pouco como se deu essa parceria que rendeu não só um projeto interessante voltado à segurança de dados, mas também uma boa amizade entre as duas empresas de tecnologia.

Solução

Foi em Maio de 2021 que tudo começou. Como dito anteriormente, Anderson procurava soluções para que a idwall pudesse manter a segurança de dados dentro dos mais altos padrões, além de conseguir identificar ter uma visão completa e centralizada.

“Tínhamos vários desafios e, tanto a empresa quanto a Niuco, percebiam espaços para evolução e aprimoramento da segurança ou gestão de usuários. Não tínhamos por exemplo uma visão holística e integrada dos usuários contidos no aplicativo de folha de pagamentos, por exemplo. Nem mesmo aqueles que estavam usando os nossos serviços. Na mesma medida, não conseguimos distinguir com facilidade usuários ativos, inativos daqueles de sistemas. A Niuco veio como um componente importante de visibilidade para gestão de custos, usuários, ativos e segurança”, conta Anderson.

Entretanto, mais do que gestão da folha de pagamento, outras ferramentas oferecidas pela Niuco também agradaram a idwall. Fernando Palmeira, Coordenador de IT GRC por onze meses na empresa, cita duas funcionalidades: o controle sobre licenças atribuídas sobre os 450 colaboradores da idwall desligados e a identificação de Shadow IT.

“Pedimos para mapear os sistemas e softwares utilizados que não estavam listados em nosso inventário de ativos. O resultado foi alarmante”

Anderson Torres, CISO na época da contratação

Como a Niuco ajudou no desafio de Shadow IT

Uma das questões principais para as empresas é o controle sobre os chamados Shadow IT, termo usado para qualquer serviço, software e dispositivos que são utilizados dentro do sistema corporativo sem o conhecimento do administrador dos recursos de tecnologia da informação. O problema dos Shadow IT é, justamente, a falta de fiscalização sobre suas licenças e os riscos que programas indevidamente instalados podem oferecer ao sistema corporativo.

“Pedimos para que a Niuco nos ajudasse a mapear os sistemas e softwares utilizados com o login da companhia que não estavam listados em nosso inventário de ativos e o resultado foi alarmante. Apesar de termos um programa de conscientização de segurança forte e presente, o resultado destes relatórios exigia atenção. Tanto do ponto de vista de segurança, como no de compliance: o Shadow IT se apresentava como uma possível ameaça e isto nos abria uma porta para melhorias que não poderiam ser ignoradas”, destaca Anderson.

"Recomendaria para qualquer empresa que tenha interesse em gerenciar suas soluções SaaS de maneira integrada, identificar pontos de desperdício financeiro em licenças, identificar e tratar o Shadow IT e extrair insights valiosos de gestão de acessos as soluções."

Fernando Palmeira, Coordenador de IT GRC

Fernando Palmeira - idwall

Foco na redução de custos e satisfação do cliente. Sempre!

Na visão de Anderson, as soluções oferecidas pela Niuco ajudaram (e muito!) o trabalho desenvolvido pela idwall, além de gerar um ROI maior que 10x “Embora o evento de se contratar (gastar) com uma ferramenta que tem o potencial de lhe ajudar a economizar passe a impressão de ser contraintuitivo, a Niuco mostrou-se bastante competitiva na medida que otimizamos os recursos utilizados com outras ferramentas e aprimoramos a gestão de usuários e SaaS. A economia total foi algo em torno dos 10 a 15% anuais”, comenta o então CISO.

Nesse sentido, o serviço da Niuco trouxe para a idwall as seguintes soluções destacadas:
- Redução de mais de 1.5 milhões de reais;
- Soluções SaaS de maneira integrada;
- Identificação do pontos de desperdício financeiro em licenças;
- Identificação de Shadow IT;
- Insights valiosos de gestão de acessos aos softwares.

“Eu aproveitaria esse tópico, justamente, para tecer um elogio a abertura para insights e sugestões que o time da Niuco oferece a seus clientes. Potenciais sugestões e idéias que melhoram processos são recebidas com muita empolgação e geram progressos verdadeiros na plataforma”, afirma Fernando.

Se você também procura ou deseja otimizar processos e melhorar o sistema de segurança de informação dentro da sua empresa, não deixe de falar com o time da Niuco.

Nós ajudamos times de TI e Financeiro a terem total visibilidade dos gastos com fornecedores, controlar renovações, ver quem não utiliza os softwares e remover licenças de quem saiu da empresa. Tudo em um único lugar.

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